ola amigos da familia Bijamin,Houve tempos em que precisei chorar, e você me consolou. Houve tempos em que sorri, e você sorriu comigo. Houve tempos em que briguei, questionei e você me apoiou. Houve tempos em que sonhei, lutei, acreditei e vivi intensamente muitas emoções. E você, com sua amizade verdadeira esteve ao meu lado, enfrentando todos os obstáculos, acreditando em mim e em meus ideais.
Houve tempos em que me senti sozinho, mas como um presente maravilhoso de Deus você apareceu em minha vida com seu jeito especial e sua amizade verdadeira. E hoje não mais estou só, porque tenho você!
O ser humano nasce para ser autônomo e as vivências que ele constrói ao longo da vida é que vão dar a oportunidade para desenvolver relacionamentos, relações amorosas e sociais.09/10/2010.
Quando... É jovem: não tem experiência. É velho: está superado. Não tem automóvel: é um coitado. Tem automóvel: chora de “barriga cheia”. Fala em voz alta: vive gritando. Fala em tom normal: ninguém escuta. Não falta ao colégio: é um “Caxias”. Precisa faltar: é turista. Conversa com os professores: Está “malhando os alunos”. Não conversa: é desligado. Dá muita matéria: não tem dó dos alunos. Dá pouca matéria: não prepara os alunos. Brinca com a turma: é metido a engraçado. Não brinca com a turma: é um chato. Chama a atenção: é um grosso. Não chama a atenção: não sabe se impor. A prova é longa: não dá tempo. A prova é curta: tira a chance dos alunos. Escreve muito: não explica. Explica muito: o caderno não tem nada. Fala corretamente: ninguém entende. Fala a “língua” dos alunos: não tem vocabulário. Exige: é rude. Elogia: é debochado. O aluno é aprovado: “deu mole” É reprovado: não ensinou. É! O professor está sempre errado, mas se você conseguiu ler até aqui agradeça a ele!
Obrigado professores! Da Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva Por ter em mente que um dia serei gente. Obrigado professor pelas broncas que me deu pois sem elas não poderia chegar até aqui. Obrigado professor por até hoje me aturar apesar das minhas travessuras jamais deixou de me ensinar.12/10/2010 Obrigado professor por entrar em meu caminho, sempre me tratou com amor e muito carinho. Obrigado professor por sempre me ensinar, por isso e outras coisas sempre irei te amar. Obrigado professor por me oferecer alegria, agora curta seu merecido dia. Luzinete Pereira do Lago Eugenio Feliz dia dos Professores! São os votos de todos os alunos da família Bijamin Tavares.
Ainda Bem que Deus Fez as Crianças Elas me causam orgulho e me enchem de esperança. Elas em sua simplicidade me ensinam como é fácil e gostoso viver em harmonia. Nelas eu vejo uma centelha da vida que, imagino eu, Deus projetou para a humanidade.
Estes pequenos seres, ignorados na maioria das vezes, como se nada soubessem da vida, são o espelho para os adultos se mirarem. São elas que no dia-a-dia, com sua maneira fácil, nos ensinam o que é e como deve ser a vida. Tony Fraga
ESCOLA ESTADUAL BIJAMIN TAVARES DA SILVA, DESTAQUE EM EVENTOS:
30/08/09 – Feiras Ciências Desempenho de alunos e professores para pesquisas, organização e exposição da feira:
11/09/09 – Projeto Agrinho
Momento de apresentação à Comunidade Escolar dos trabalhos realizados em sala e extraclasse: • Exposição dos conteúdos trabalhos; • Músicas; • Fotografias; • Depoimentos. Houve participação significativa dos pais e alunos que apreciaram a palestra sobre Meio-ambiente, com técnicos agropecuários Benedito Milhomen e José Carlos, que concluíram com sucesso o evento.
11/09/09 – Oficina Jogos Pedagógicos
Equipe da Escola, juntamente com alunos, na confecção de jogos que contribuem com a aprendizagem do aluno.
18/09/09 – Projeto Primavera
O Projeto Primavera, em seu 3º ano consecutivo, foi um sucesso! Contou com a participação de pais, alunos e algumas autoridades locais. Ações: • Garoto e Garota Primavera; • Apresentações artísticas; • Concurso de música; • Área de alimentação.
16/09/09 – Concurso Redação Goiás na Ponta do Lápis
A Escola garantiu o 1º lugar na categoria 1º ao 5º ano. Parabéns à aluna Amanda e à professora Lusinaide!!!
Confraternização no final do curso de pintura com um lanche coletivo.
Foi desenvolvido na Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva, como uma das ações do Projeto Espaço de Cidadania, o curso de pintura em tecido. Dando oportunidade á pessoas da comunidade, pais e alunos da escola. O Curso era aos sábados e teve início no dia 13 de março de 2010 e terminou no dia 15 de maio de 2010. Na ocasião foi promovido um lanche coletivo com a presença de algumas alunas do curso, da coordenadora do projeto, a professora Lusinaide e a professora do curso a voluntária “amiga da escola” Maria Nilda que brilhou no ensino das técnicas de pintura e fez o curso ter um bom desenvolvimento.
Professora: Wesllayne Alunos: Whalbetth, Johnatan e Moisés. Turma: 5º ano “A”
Orientações de como navegar na rede de forma segura;
http://educarparacrescer.abril.com.br
http://sitio.globo.com.br
Jogos educativos do Sítio do Pica Pau Amarelo.
http://www.atividadeseducativas.com.br - SINOPSE de Filmes: - Pequenos Vídeos (poucos minutos) de lendas, de religião, outros; Caderno de Atividades: -Dramatizações; -Leituras Dramáticas; Interdisciplinar (envolve disciplinas diferentes na mesma atividade);
Coord. do Projeto: Prof. Lusinaide Sales Voluntários: Carlos Antônio e Gelismar Público alvo: alunos(as) do 3° ao 5° ano Início: 29/05/10 Término: 26/06/10 Horário: 08:00h ás 09:30 h
Metodologia:
Dividir os participantes em duas equipes; Desenvolver as atividades, em equipe ou individual, somando pontos para toda a equipe; As atividades serão desenvolvidas em três etapas; A equipe vencedora será a que somar mais pontos; A premiação: 1°- lugar ( medalhas de ouro) e 2°- lugar (medalha de prata). Haverá ainda sorteio de brindes entre os participantes.
ATIVIDADES:
1. Morder a maçã na água. 2. Soprar copos de sobre uma mesa com um balão. 3. Encher o balão até estourar. 4. Procurar presentes escondidos. 5. Comer o barbante até chegar ao bombom. 6. Estourar o balão amarrado no pé do outro. 7. Tirar a tampinha com o olho tapado. 9. Bater pênaltis. 10. Disputar Jogos de damas. 11. Disputar Jogos de peteca. 12. Disputar jogos matemáticos. 13. Jogos de perguntas e respostas de conhecimentos gerais.
Obs. Todas as atividades serão desenvolvidas aos sábados.
Com frio... É porque você tem o cobertor. Com alegria... É porque você tem o sorriso. Com lágrimas... É porque você tem o lenço. Com versos... É porque você tem a música. Com dor... É porque você tem o curativo. Com palavras... É porque você tem a audição. Com fome... É porque você tem o alimento. Com beijos... É porque você tem o mel. Com dúvidas... É porque você tem o caminho. Com orquestras... É porque você tem a festa. Com desânimo... É porque você tem o estímulo. Com fantasias... É porque você tem a realidade. Com desespero... É porque você tem a serenidade. Com entusiasmo... É porque você tem o brilho. Com segredos... É porque você tem a cumplicidade. Com tumulto... É porque você tem a calma. Com confiança... É porque você tem a força. Com medo... É porque você tem o AMOR!!! Ninguém chega até VOCÊ por acaso. Em TUDO há propósito...
Com carinho, sejam todos muito bem vindos. Minaçu, 02 de agosto de 2010. Grupo Gestor Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva
Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva Programação do III Arraia da Alegria 2010 O quê? Quem? Onde? Quando? Como? Por quê? Divulgação e Som Rose No Setor e na Quadra 28/06 a 30/06 Carro de Som Para convidar a comunidade pais e alunos Patrocínio Izabet Nos Comércios 21/06 a 30/06 Verbalmente Para adquirir os ingredientes e, tudo que for necessário para realizar a festa. Recepção Luzinete e Marinete Na Quadra 30/06 Pegar assinatura dos convidados Dados comprobatórias da presença da comunidade Organização pré-evento Matutino: professores, alunos e pessoal administrativo Quadra 30/06 Limpeza da quadra, bandeirolas, mesas e cadeiras Começar a organizar o ambiente para receber os convidados Vespertino: professores, alunos e pessoal administrativo Quadra 30/06 Mural, mesas e enfeites das barracas, cardápios Começar a organizar o ambiente para receber os convidados Organização pós-evento Toda equipe Quadra 30/06 Devolver as mesas e cadeiras e retirar os enfeites Deixar o espaço limpo Ornamentação – mural Gersilene, Geruza e Neuzelia Quadra 21/06 a 30/06 Os feras da copa, mascote, e mural junino Para alegrar o ambiente Comidas: * caldo de frango e feijão * cachorro quente * pipoca e algodão doce * pé de moleque * mane pelado * canjica * bolo de fubá * torta de frango e carne Quadra 30/06 Trabalhar na barraca de comidas Para vender e arrecadar verba para escola Cerimonial Weliton e Sandra Quadra 30/06 Recebendo convidados Para os convidados sentirem-se acolhidos Apresentações Elisangela, Emanuela e alunos Quadra 30/06 Apresentação na quadra Abrilhantar a festa Segurança e convites Luzinete Quadra 21/06 a 30/06 Providenciar segurança para o evento e entregar os convites Assegurar um ambiente agradável no decorrer do evento Cama elástica Moisés Quadra 30/06 Trabalhar na organização e entrada dos alunos Organizar o momento de divertimento Pescaria Emanuela e Vandréia Quadra 30/06 Organizar a pescaria Fonte de divertimento
ESCOLA ESTADUAL BIJAMIN TAVARES DA SILVA ENSINO FUNDAMENTAL – 1ª FASE
PROJETO SEMANA DA CRIANÇA
MINAÇU - 2009
COORDENADORAS DO PROJETO PROFESSORAS: EMANUELA BARBOSA MARIA ANÁLIA ROMANCINI
RESPONSABILIDADE: PROFESSORES REGENTES
Minaçu-GO/2009 JUSTIFICATIVA
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa uma boa parte de seu tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável. Assim, para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nestas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. O brincar favorece a auto estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. O interagir com seus pares, oportuniza à criança situações de troca, onde ela desenvolve os conhecimentos que já possui, confronta-os e reformula-os. Dessa forma, brincar passa a ser uma ferramenta utilizada pelo professor, que organiza situações de interação social, nas quais conflitos e negociações de sentimentos, idéias e soluções são elementos indispensáveis. Para tornar a semana da criança saudável e prazerosa, procuramos neste projeto, proporcionar aos alunos desta escola, algumas atividades extra classe, visando a auto estima, a interação através de brincadeiras planejadas e organizadas.
OBJETIVOS
Promover durante a semana da criança, atividades extra classe variadas e interessantes, dando oportunidade à criança de lazer e sociabilidade educativa.
• Valorizar a criança.
• Estimular a auto estima.
• Evidenciar os direitos e deveres da criança.
• Proporcionar jogos e brincadeiras no espaço interno e externo da sala de aula.
• Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta.
DESENVOLVIMENTO Período:
Do dia 19 a 23 de outubro de 2009.
Metodologia:
• Palestra sobre Direitos e Deveres da Criança.
• Painel.
• Dia da Beleza: as crianças terão direito a manicure, cabeleireira e maquiagem.
• Jornal mural: as crianças serão incentivadas a deixar sua participação através de frases ou desenhos.
• Sessão Pipoca: filme no pátio (com as turmas divididas em dois turnos).
• Caça ao tesouro: procura pela escola de um tesouro, seguindo pistas deixadas. Quem encontrar o tesouro (um baú com bombons) terá a missão de dividir com os colegas da turma.
• Desfile do “Faz de conta”: por turma, as crianças se vestirão como adultos (roupas e calçados) e farão um desfile no pátio.
• Atividades pedagógicas: em sala.
• Lanche especial.
Obs: Com exceção do Dia da Beleza e da Sessão Pipoca, as outras atividades serão realizadas ou antes ou depois do recreio. No outro período será aula normal. Cronograma
• Dia 19 – Abertura da Semana da Criança – Palestra e Dia da Beleza. • Dias 20 – Caça ao Tesouro. • Dia 21 – Desfile de faz de conta. • Dia 22 – Cinema. • Dia 23 – Encerramento – Teatro.
Culminância
Realização de um teatro tendo os professores e equipe escolar como atores, para homenagear as crianças. Sugestão: A ESCOLINHA DA TIA IZABETH.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
RELATORIO No dia 10/06/2010 a Escola Estadual Bijamin Tavares da silva proporcionou um passeio no trenzinho da alegria, turno matutino e vespertino puderão passear por toda cidade acompanhados pelos os professores da unidade, para que acontecesse este momento enviamos o comunicado a todos os pais para que autorizar e o valor de R$ 1,00(um real) para efetivar o pagamento da brincadeira de seu filho, Forão de trem até a Rua Maranhão, eles virão à praia do “Sol”, era um lindo dia de sol. Engraçado elas faziam muito barulho com agitação do palhaço que corria atráz do carro fazendo graça. Estavam felizes, eles tentavam imitar o palhaço mexiam a cabeça e o pulavam e gritavam para iniciar o passeio todos os alunos saíram em fila caminhando. Para entrar no trem e ao chegar procederão da mesma forma estavam muito comportados. “Eles adorarão fazer este passeio, ao voltarem do passeio, todos pediam que não gostaria de parar naquele momento , pois estava muito bom”.
Nasceu Ti Ti Ti! Este jornal surge da vontade de alimentar uma comunidade que se tem mostrado sedenta das novidades e acontecimentos que ocorrem no quotidiano da vida escolar. Assim, é com o objetivo de dar a conhecer a realidade educativa que surge este jornal. Deste modo, pretende-se que este seja um elemento agregador, alunos, professores/educadores, pais, funcionários administrativos e comunidade. A cada um de vocês será reservado um espaço muito especial para dar voz às suas motivações, aspirações e expectativas. Aliás, foi através da voz dos alunos, enquanto principais motores do ato educativo, que surgiram as primeiras letras, os primeiros esboços relativos a esta publicação. Um obrigado especial a docente Wesllane Negrão pelo apoio a essa iniciativa. Grupo Gestor
Nossa escola participou da 7ª edição do Concurso Goiás na Ponta do Lápis, realizado pelo Jornal Tribuna do Planalto, sob o tema: Novas Tecnologias da Comunicação: aliadas ou não da Educação? Foram classificados ao alunos: • Edlayne Rodrigues - 4º A (1º lugar categoria A). • Nathally Firmino - 4º A (2º lugar categoria A). • Daniel de Sousa - 6º B (2º lugar categoria B). • Marcos Ferreira - 6º A (6º lugar categoria A).
Todos os alunos classificados receberam certificado e medalha, a aluna Edlayne recebeu ainda uma bicicleta. Parabéns a todos que participaram e não percam o próximo concurso de redação do Projeto Agrinho, mais informações com os professores. Para ver mais fotos visite o site do Jornal Tribuna do Planalto: www.tribunadoplanalto.com.br , para ver as fotos da cerimônia de premiação.
De acordo com as ações do Projeto “Leitura Com Prazer”, todos os alunos desta escola tiveram oportunidade de visitar a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Sesi – Sama.
Os acidentes na escola vem ocorrendo frequentemente, devemos evitar correr e fazer coisas perigosas respeitando sempre as normas da escola.
Já entrando no clima característico do verão, a Botterro lançou novas cores para os modelos de calçados da Coleção Passione por Botterro adiantando as suas apostas para as próximas estações!O sucesso da parceria com a Globo Marca resultou em mais uma investida da empresa gaúcha, atual líder na fabricação de calçados femininos de couro no mercado interno; dessa vez em cores vibrantes que prometem colorir os pés femininos durante o verão 2011!
.
meia xícara (chá) de uvas-passas brancas. 1 colher (chá) de sal.
MODO DE PREPARAR:
Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Sirva gelado.
O barbeiro
Um homem bêbado vai ao barbeiro, quando ele chega lá ,o barbeiro que também estava bêbado fala para o homem: - Homem, todo mundo dessa cidade me conhece. O homem fala: - Eu duvido! E então eles entram num carro, o barbeiro começa a andar na contra mão, fechar os outros, e todo Mundo gritava: - O seu barbeiro! O barbeiro falou: Está vendo como todo mundo dessa cidade me conhece. E um cara gritou: - O seu filho da vaca! O barbeiro falou de novo: - Tá vendo, conhece até minha mãe!
ANIVERSARIANTES DO MÊS
ALUNOS DO 3 ano A: Mariana de Souza - 09/09 ALUNOS DO 4 ano A: Camilla Correia - 16/09 Karolainy Rodrigues - 20/09 Nathally Firmino - 11/09 Sugestões para
No dia 22 de abril de 2010, realizamos a abertura do Projeto anual sobre a Dengue, com palestra com o Senhor Osmair José Gonsaga de Morais, funcionário da Secretaria de Saúde, que propiciou um momento de aprendizado aos alunos e funcionários da escola sobre a Dengue. O tema foi exposto no telão através de slides visuais e explicativos, com momentos para esclarecimento de dúvidas dos alunos. Aprendemos o que é a Dengue, seus sintomas, o tratamento indicado, as principais características da doença, quem é o mosquito transmissor da doença, o ciclo evolutivo do mosquito; os possíveis criadouro do mosquito; como evitar a contaminação e os métodos de controle que devemos usar nos diversos ambientes para nos protegermos contra a doença. Foi um momento importante, com participação ativa dos alunos, que demonstraram interesse em aprender e repassar aos pais e responsáveis, forma de prevenção e diminuição da proliferação do mosquito.
RELATORIO No dia 10/06/2010 a Escola Estadual Bijamin Tavares da silva proporcionou um passeio no trenzinho da alegria, turno matutino e vespertino puderão passear por toda cidade acompanhados pelos os professores da unidade, para que acontecesse este momento enviamos o comunicado a todos os pais para que autorizar e o valor de R$ 1,00(um real) para efetivar o pagamento da brincadeira de seu filho, Forão de trem até a Rua Maranhão, eles virão à praia do “Sol”, era um lindo dia de sol. Engraçado elas faziam muito barulho com agitação do palhaço que corria atráz do carro fazendo graça. Estavam felizes, eles tentavam imitar o palhaço mexiam a cabeça e o pulavam e gritavam para iniciar o passeio todos os alunos saíram em fila caminhando. Para entrar no trem e ao chegar procederão da mesma forma estavam muito comportados. “Eles adorarão fazer este passeio, ao voltarem do passeio, todos pediam que não gostaria de parar naquele momento , pois estava muito bom”.
CULMINÂNCIA PROJETO DO FOLCLORE BRINCADEIRAS PARA RECREIO DIRIGIDO
Data: 31 de agosto de 2010. Horário: 16h às 17h 18min.
Nº BRINCADEIRA PROFª RESPONSAVEL MATERIAL NECESSÁRIO
01 Passa anel Lusinaide anel e letra da cantiga 02 Corre cutia Edvânia chinelo 03 Dança das cadeiras Lúcia cadeiras e som 04 Três marinheiros Dalquiria *********** 06 Advinhações Cleane papel com adivinhações e balinhas 05 Dança das caveiras Emanuela letra da cantiga Apoio: Profº Welliton
Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva Programação do Aniversário da Escola – 09/04/2010 O quê? Quem? Onde? Quando? Como? Por quê? Divulgação e som Rose Na quadra da escola 09/04 Carro de som e convites Convidar a comunidade, pais e alunos para o evento. Patrocínio Weslane Bingo de uma bicicleta Estimular a participação da comunidade Ornamentação Toda equipe 09/04 a partir das 15h30min Enfeitar para o evento Alegrar o ambiente Recepção Diretora 09/04 – a partir das 19h Recebendo os convidados Para que todos se sintam acolhidos Organização e limpeza Porteiras serventes Período matutino e vespertino Limpeza geral Tornar agradável e higiênico o espaço. Caixa Milton, Zélia, Gilberto e Rose
09/04/2010 Atendimento ao público Vendas de fichas Comidas: Caldos(frango, feijão e vaca tolada); cachorro quente e pipoca Bolo: simples e chocolate Torta: frango, carne Pudim. Santana, Auzeni, Aleida, Elha, Marli, Elsa, Mª Eunice, Jane Keila, Lúcia, Ivone, Maria Nilce, Pureza e Marinete. Vendas nas barracas Arrecadação de fundos para escola. Vendas nas barracas Arrecadação de fundos para escola. Cerimonial Elisangela e Anália Apresentação do evento Animar o público e chamar as apresentações Fotografia Gerusa, Welliton, Lusinaide, Cleane, Edivânia Tirar fotografia do evento Registrar o momento como material comprobatório do evento Segurança, convites Luzinete Enviar ofícios e convites para escolas, subsecretaria e etc. Segurança do evento e propaganda da festa. Cama elástica Emanuela e Weslane Coordenar a entrada das crianças Segurança das crianças no evento. Apresentações Totoin, Neuzelia, Gersilene, Luzinete Organizar as crianças para as apresentações de acordo com a ordem do cronograma Organização das apresentações
Durante o mês de agosto de 2010 a Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva realizou Projeto Folclórico. Com o objetivo de resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira; conhecer a importância do folclore para a comunidade, entender a sabedoria popular; conhecer as principais lendas e personagens, tradições culturais, comidas típicas e rituais religiosos; descobrir o uso, costumes e a utilização dos recursos próprios dos locais em que vivem. Para atingir dos os objetivos propostos, foram feitas pesquisas sobre manifestações da cultura popular brasileira, ilustrações, produção de texto, livros folclóricos, colagens, pinturas, reescrita de lendas, seminários sobre o folclore por regiões, exposição de comidas típicas. Todas as atividades dos alunos tiveram ainda o objetivo de melhor a leitura e escrita de nossos alunos. A culminância do projeto aconteceu dia----------------------------------------- com recreio dirigido com brincadeiras antigas que exigem criatividade e interação por parte de crianças e adultos. A idéia surgiu quando analisamos a realidade de muitos de nossas crianças que em sua maioria tem contato apenas com brinquedos comprados e desconhecem muitas brincadeiras antigas. Para essas crianças tudo já vem pronto, geralmente é só apertar botões e o brinquedo brinca sozinho, isso impede que elas usem sua imaginação e criatividade, o que os torna adultos despreparados para enfrentar situações do dia a dia que exigem uma postura um tanto criativa para resolução de conflitos e os torna também totalmente dependentes.
Está localizada em Minaçu – Goiás Rua 06 S/N setor Minaçu Norte,foi construída com a finalidade de atender uma gama de crianças residentes nesse bairro. A mesma fez parte de um projeto do governador do Estado de Goiás, Senhor Íris Resende Machado, em 1985, que na mesma época construiu mil salas de aulas de placa, em vários municípios do Estado, visando agregar crianças e adolescentes que encontravam fora da escola.
ola amigos da familia Bijamin,Houve tempos em que precisei chorar, e você me consolou.
ResponderExcluirHouve tempos em que sorri, e você sorriu comigo. Houve tempos em que briguei, questionei e você me apoiou.
Houve tempos em que sonhei, lutei, acreditei e vivi intensamente muitas emoções.
E você, com sua amizade verdadeira esteve ao meu lado, enfrentando todos os obstáculos, acreditando em mim e em meus ideais.
Houve tempos em que me senti sozinho, mas como um presente maravilhoso de Deus você apareceu em minha vida com seu jeito especial e sua amizade verdadeira.
E hoje não mais estou só, porque tenho você!
O ser humano nasce para ser autônomo e as vivências que ele constrói ao longo da vida é que vão dar a oportunidade para desenvolver relacionamentos, relações amorosas e sociais.09/10/2010.
ResponderExcluirO professor está sempre errado
ResponderExcluirQuando...
É jovem: não tem experiência.
É velho: está superado.
Não tem automóvel: é um coitado.
Tem automóvel: chora de “barriga cheia”.
Fala em voz alta: vive gritando.
Fala em tom normal: ninguém escuta.
Não falta ao colégio: é um “Caxias”.
Precisa faltar: é turista.
Conversa com os professores:
Está “malhando os alunos”.
Não conversa: é desligado.
Dá muita matéria: não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria: não prepara os alunos.
Brinca com a turma: é metido a engraçado.
Não brinca com a turma: é um chato.
Chama a atenção: é um grosso.
Não chama a atenção: não sabe se impor.
A prova é longa: não dá tempo.
A prova é curta: tira a chance dos alunos.
Escreve muito: não explica.
Explica muito: o caderno não tem nada.
Fala corretamente: ninguém entende.
Fala a “língua” dos alunos: não tem vocabulário.
Exige: é rude.
Elogia: é debochado.
O aluno é aprovado: “deu mole”
É reprovado: não ensinou.
É! O professor está sempre errado,
mas se você conseguiu ler até aqui agradeça a ele!
Parabéns pelo seu dia!
De sua e sempre Luzinete 12/10/2010
Obrigado professores! Da Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva
ResponderExcluirPor ter em mente que um dia serei gente.
Obrigado professor pelas broncas que me deu pois sem elas não poderia chegar até aqui.
Obrigado professor por até hoje me aturar apesar das minhas travessuras jamais deixou de me ensinar.12/10/2010
Obrigado professor por entrar em meu caminho, sempre me tratou com amor e muito carinho.
Obrigado professor por sempre me ensinar, por isso e outras coisas sempre irei te amar.
Obrigado professor por me oferecer alegria, agora curta seu merecido dia.
Luzinete Pereira do Lago Eugenio
Feliz dia dos Professores! São os votos de todos os alunos da família Bijamin Tavares.
Ainda Bem que Deus Fez as Crianças
ResponderExcluirElas me causam orgulho e me enchem de esperança.
Elas em sua simplicidade me ensinam como é fácil e gostoso viver em harmonia.
Nelas eu vejo uma centelha da vida que, imagino eu,
Deus projetou para a humanidade.
Estes pequenos seres,
ignorados na maioria das vezes,
como se nada soubessem da vida,
são o espelho para os adultos se mirarem.
São elas que no dia-a-dia, com sua maneira fácil,
nos ensinam o que é e como deve ser a vida.
Tony Fraga
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado
ResponderExcluiré alguém que acredite que ele possa ser realizado.
12/10/2010
ESCOLA ESTADUAL BIJAMIN TAVARES DA SILVA, DESTAQUE EM EVENTOS:
ResponderExcluir30/08/09 – Feiras Ciências
Desempenho de alunos e professores para pesquisas, organização e exposição da feira:
11/09/09 – Projeto Agrinho
Momento de apresentação à Comunidade Escolar dos trabalhos realizados em sala e extraclasse:
• Exposição dos conteúdos trabalhos;
• Músicas;
• Fotografias;
• Depoimentos.
Houve participação significativa dos pais e alunos que apreciaram a palestra sobre Meio-ambiente, com técnicos agropecuários Benedito Milhomen e José Carlos, que concluíram com sucesso o evento.
11/09/09 – Oficina Jogos Pedagógicos
Equipe da Escola, juntamente com alunos, na confecção de jogos que contribuem com a aprendizagem do aluno.
18/09/09 – Projeto Primavera
O Projeto Primavera, em seu 3º ano consecutivo, foi um sucesso! Contou com a participação de pais, alunos e algumas autoridades locais.
Ações:
• Garoto e Garota Primavera;
• Apresentações artísticas;
• Concurso de música;
• Área de alimentação.
16/09/09 – Concurso Redação Goiás na Ponta do Lápis
A Escola garantiu o 1º lugar na categoria 1º ao 5º ano.
Parabéns à aluna Amanda e à professora Lusinaide!!!
25/09/09 – Palestra: Dificuldades na Aprendizagem
Projeto Espaço de Cidadania
ResponderExcluirConfraternização no final do curso de pintura com um lanche coletivo.
Foi desenvolvido na Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva, como uma das ações do Projeto Espaço de Cidadania, o curso de pintura em tecido. Dando oportunidade á pessoas da comunidade, pais e alunos da escola.
O Curso era aos sábados e teve início no dia 13 de março de 2010 e terminou no dia 15 de maio de 2010. Na ocasião foi promovido um lanche coletivo com a presença de algumas alunas do curso, da coordenadora do projeto, a professora Lusinaide e a professora do curso a voluntária “amiga da escola” Maria Nilda que brilhou no ensino das técnicas de pintura e fez o curso ter um bom desenvolvimento.
Professora: Wesllayne
Alunos: Whalbetth, Johnatan e Moisés.
Turma: 5º ano “A”
SITES EDUCATIVOS
ResponderExcluirhttp://www.internetresponsavel.com.br
Orientações de como navegar na rede de forma segura;
http://educarparacrescer.abril.com.br
http://sitio.globo.com.br
Jogos educativos do Sítio do Pica Pau Amarelo.
http://www.atividadeseducativas.com.br
- SINOPSE de Filmes:
- Pequenos Vídeos (poucos minutos) de lendas, de religião, outros; Caderno de Atividades:
-Dramatizações;
-Leituras Dramáticas; Interdisciplinar (envolve disciplinas diferentes na mesma atividade);
Alfabetização -Artes- Artesanato- Caça-Palavras- Cidadania -Ciências -Coordenação Motora -Diversos - Download -Educação Especial -Educação Física -Educação no Trânsito -Espanhol -Experiências -Fábulas & Lendas -Filmes -Francês -Forca -Geografia -História -Histórias Infantis -Imprimir -Inglês -Labirinto -Libras -Mágica -Marketing Pessoal -Matemática -Meio Ambiente -Memória -Meninas -Montar -Música -Natal –Origami ( Dobraduras) -Palavras Cruzadas -Pais -Páscoa -Pedagogia -Pintar -Português -Quebra Cabeça -Quiz - Testes -Raciocínio -Religião -Saúde -Sete Erros -Sexualidade -Tecnologia -Vestibular -Vestir -Vídeos -TVs -Todas -Links -Fale Conosco -Direitos -Pdf -PowerPoint -Excel -Ajuda -Torpedos Grátis -Últimas -Projetos Sociais .
PROJETO ESPAÇO DE CIDADANIA
ResponderExcluirI - GINCANA DA ESCOLA BIJAMIM
Coord. do Projeto: Prof. Lusinaide Sales
Voluntários: Carlos Antônio e Gelismar
Público alvo: alunos(as) do 3° ao 5° ano
Início: 29/05/10 Término: 26/06/10
Horário: 08:00h ás 09:30 h
Metodologia:
Dividir os participantes em duas equipes;
Desenvolver as atividades, em equipe ou individual, somando pontos para toda a equipe;
As atividades serão desenvolvidas em três etapas;
A equipe vencedora será a que somar mais pontos;
A premiação: 1°- lugar ( medalhas de ouro) e 2°- lugar (medalha de prata).
Haverá ainda sorteio de brindes entre os participantes.
ATIVIDADES:
1. Morder a maçã na água.
2. Soprar copos de sobre uma mesa com um balão.
3. Encher o balão até estourar.
4. Procurar presentes escondidos.
5. Comer o barbante até chegar ao bombom.
6. Estourar o balão amarrado no pé do outro.
7. Tirar a tampinha com o olho tapado.
9. Bater pênaltis.
10. Disputar Jogos de damas.
11. Disputar Jogos de peteca.
12. Disputar jogos matemáticos.
13. Jogos de perguntas e respostas de conhecimentos gerais.
Obs. Todas as atividades serão desenvolvidas aos sábados.
PARTICIPEM!!!
Se alguém te procurar...
ResponderExcluirCom frio... É porque você tem o cobertor.
Com alegria... É porque você tem o sorriso.
Com lágrimas... É porque você tem o lenço.
Com versos... É porque você tem a música.
Com dor... É porque você tem o curativo.
Com palavras... É porque você tem a audição.
Com fome... É porque você tem o alimento.
Com beijos... É porque você tem o mel.
Com dúvidas... É porque você tem o caminho.
Com orquestras... É porque você tem a festa.
Com desânimo... É porque você tem o estímulo.
Com fantasias... É porque você tem a realidade.
Com desespero... É porque você tem a serenidade.
Com entusiasmo... É porque você tem o brilho.
Com segredos... É porque você tem a cumplicidade.
Com tumulto... É porque você tem a calma.
Com confiança... É porque você tem a força.
Com medo... É porque você tem o AMOR!!!
Ninguém chega até VOCÊ por acaso. Em TUDO há propósito...
Com carinho, sejam todos muito bem vindos.
Minaçu, 02 de agosto de 2010.
Grupo Gestor
Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva
Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva
ResponderExcluirProgramação do III Arraia da Alegria 2010
O quê? Quem? Onde? Quando? Como? Por quê?
Divulgação e Som Rose No Setor e na Quadra 28/06 a 30/06 Carro de Som Para convidar a comunidade pais e alunos
Patrocínio Izabet Nos Comércios 21/06 a 30/06 Verbalmente Para adquirir os ingredientes e, tudo que for necessário para realizar a festa.
Recepção Luzinete e Marinete Na Quadra 30/06 Pegar assinatura dos convidados Dados comprobatórias da presença da comunidade
Organização pré-evento Matutino: professores, alunos e pessoal administrativo Quadra 30/06 Limpeza da quadra, bandeirolas, mesas e cadeiras Começar a organizar o ambiente para receber os convidados
Vespertino: professores, alunos e pessoal administrativo Quadra 30/06 Mural, mesas e enfeites das barracas, cardápios Começar a organizar o ambiente para receber os convidados
Organização pós-evento Toda equipe Quadra 30/06 Devolver as mesas e cadeiras e retirar os enfeites Deixar o espaço limpo
Ornamentação – mural Gersilene, Geruza e Neuzelia Quadra 21/06 a 30/06 Os feras da copa, mascote, e mural junino Para alegrar o ambiente
Comidas:
* caldo de frango e feijão
* cachorro quente
* pipoca e algodão doce
* pé de moleque
* mane pelado
* canjica
* bolo de fubá
* torta de frango e carne
Quadra 30/06 Trabalhar na barraca de comidas Para vender e arrecadar verba para escola
Cerimonial Weliton e Sandra Quadra 30/06 Recebendo convidados Para os convidados sentirem-se acolhidos
Apresentações Elisangela, Emanuela e alunos Quadra 30/06
Apresentação na quadra Abrilhantar a festa
Segurança e convites Luzinete Quadra 21/06 a 30/06 Providenciar segurança para o evento e entregar os convites Assegurar um ambiente agradável no decorrer do evento
Cama elástica Moisés Quadra 30/06 Trabalhar na organização e entrada dos alunos Organizar o momento de divertimento
Pescaria Emanuela e Vandréia Quadra 30/06 Organizar a pescaria Fonte de divertimento
ESCOLA ESTADUAL BIJAMIN TAVARES DA SILVA
ResponderExcluirENSINO FUNDAMENTAL – 1ª FASE
PROJETO SEMANA DA CRIANÇA
MINAÇU - 2009
COORDENADORAS DO PROJETO PROFESSORAS:
EMANUELA BARBOSA
MARIA ANÁLIA ROMANCINI
RESPONSABILIDADE:
PROFESSORES REGENTES
Minaçu-GO/2009
JUSTIFICATIVA
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa uma boa parte de seu tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Assim, para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nestas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.
O brincar favorece a auto estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.
O interagir com seus pares, oportuniza à criança situações de troca, onde ela desenvolve os conhecimentos que já possui, confronta-os e reformula-os.
Dessa forma, brincar passa a ser uma ferramenta utilizada pelo professor, que organiza situações de interação social, nas quais conflitos e negociações de sentimentos, idéias e soluções são elementos indispensáveis.
Para tornar a semana da criança saudável e prazerosa, procuramos neste projeto, proporcionar aos alunos desta escola, algumas atividades extra classe, visando a auto estima, a interação através de brincadeiras planejadas e organizadas.
OBJETIVOS
Promover durante a semana da criança, atividades extra classe variadas e interessantes, dando oportunidade à criança de lazer e sociabilidade educativa.
• Valorizar a criança.
• Estimular a auto estima.
• Evidenciar os direitos e deveres da criança.
• Proporcionar jogos e brincadeiras no espaço interno e externo da sala de aula.
• Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta.
DESENVOLVIMENTO
Período:
Do dia 19 a 23 de outubro de 2009.
Metodologia:
• Palestra sobre Direitos e Deveres da Criança.
• Painel.
• Dia da Beleza: as crianças terão direito a manicure, cabeleireira e maquiagem.
• Jornal mural: as crianças serão incentivadas a deixar sua participação através de frases ou desenhos.
• Sessão Pipoca: filme no pátio (com as turmas divididas em dois turnos).
• Caça ao tesouro: procura pela escola de um tesouro, seguindo pistas deixadas. Quem encontrar o tesouro (um baú com bombons) terá a missão de dividir com os colegas da turma.
• Desfile do “Faz de conta”: por turma, as crianças se vestirão como adultos (roupas e calçados) e farão um desfile no pátio.
• Atividades pedagógicas: em sala.
• Lanche especial.
Obs: Com exceção do Dia da Beleza e da Sessão Pipoca, as outras atividades serão realizadas ou antes ou depois do recreio. No outro período será aula normal.
Cronograma
• Dia 19 – Abertura da Semana da Criança – Palestra e Dia da Beleza.
• Dias 20 – Caça ao Tesouro.
• Dia 21 – Desfile de faz de conta.
• Dia 22 – Cinema.
• Dia 23 – Encerramento – Teatro.
Culminância
Realização de um teatro tendo os professores e equipe escolar como atores, para homenagear as crianças. Sugestão: A ESCOLINHA DA TIA IZABETH.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
RELATORIO
ResponderExcluirNo dia 10/06/2010 a Escola Estadual Bijamin Tavares da silva proporcionou um passeio no trenzinho da alegria, turno matutino e vespertino puderão passear por toda cidade acompanhados pelos os professores da unidade, para que acontecesse este momento enviamos o comunicado a todos os pais para que autorizar e o valor de R$ 1,00(um real) para efetivar o pagamento da brincadeira de seu filho, Forão de trem até a Rua Maranhão, eles virão à praia do “Sol”, era um lindo dia de sol. Engraçado elas faziam muito barulho com agitação do palhaço que corria atráz do carro fazendo graça. Estavam felizes, eles tentavam imitar o palhaço mexiam a cabeça e o pulavam e gritavam para iniciar o passeio todos os alunos saíram em fila caminhando. Para entrar no trem e ao chegar procederão da mesma forma estavam muito comportados.
“Eles adorarão fazer este passeio, ao voltarem do passeio, todos pediam que não gostaria de parar naquele momento , pois estava muito bom”.
ANO LETIVO 2010 – ANO 01 – Nº 01 – SETEMBRO
ResponderExcluirNasceu Ti Ti Ti! Este jornal surge da vontade de alimentar uma comunidade que se tem mostrado sedenta das novidades e acontecimentos que ocorrem no quotidiano da vida escolar.
Assim, é com o objetivo de dar a conhecer a realidade educativa que surge este jornal. Deste modo, pretende-se que este seja um elemento agregador, alunos, professores/educadores, pais, funcionários administrativos e comunidade.
A cada um de vocês será reservado um espaço muito especial para dar voz às suas motivações, aspirações e expectativas. Aliás, foi através da voz dos alunos, enquanto principais motores do ato educativo, que surgiram as primeiras letras, os primeiros esboços relativos a esta publicação.
Um obrigado especial a docente Wesllane Negrão pelo apoio a essa iniciativa.
Grupo Gestor
Nossa escola participou da 7ª edição do Concurso Goiás na Ponta do Lápis, realizado pelo Jornal Tribuna do Planalto, sob o tema: Novas Tecnologias da Comunicação: aliadas ou não da Educação? Foram classificados ao alunos:
• Edlayne Rodrigues - 4º A (1º lugar categoria A).
• Nathally Firmino - 4º A (2º lugar categoria A).
• Daniel de Sousa - 6º B (2º lugar categoria B).
• Marcos Ferreira - 6º A (6º lugar categoria A).
Todos os alunos classificados receberam certificado e medalha, a aluna Edlayne recebeu ainda uma bicicleta. Parabéns a todos que participaram e não percam o próximo concurso de redação do Projeto Agrinho, mais informações com os professores. Para ver mais fotos visite o site do Jornal Tribuna do Planalto: www.tribunadoplanalto.com.br , para ver as fotos da cerimônia de premiação.
De acordo com as ações do Projeto “Leitura Com Prazer”, todos os alunos desta escola tiveram oportunidade de visitar a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Sesi – Sama.
Os acidentes na escola vem ocorrendo frequentemente, devemos evitar correr e fazer coisas perigosas respeitando sempre as normas da escola.
Já entrando no clima característico do verão, a Botterro lançou novas cores para os modelos de calçados da Coleção Passione por Botterro adiantando as suas apostas para as próximas estações!O sucesso da parceria com a Globo Marca resultou em mais uma investida da empresa gaúcha, atual líder na fabricação de calçados femininos de couro no mercado interno; dessa vez em cores vibrantes que
prometem colorir os
pés femininos durante
o verão 2011!
.
meia xícara (chá) de uvas-passas brancas.
1 colher (chá) de sal.
MODO DE
PREPARAR:
Em uma tigela, misture todos os ingredientes.
Sirva gelado.
O barbeiro
Um homem bêbado vai ao barbeiro, quando ele chega lá ,o barbeiro que também estava bêbado fala para o homem:
- Homem, todo mundo dessa cidade me conhece. O homem fala:
- Eu duvido!
E então eles entram num carro, o barbeiro começa a andar na contra mão, fechar os outros, e todo Mundo gritava:
- O seu barbeiro!
O barbeiro falou:
Está vendo como todo mundo dessa cidade me conhece. E um cara gritou:
- O seu filho da vaca! O barbeiro falou de novo:
- Tá vendo, conhece até minha mãe!
ANIVERSARIANTES DO MÊS
ALUNOS DO 3 ano A:
Mariana de Souza - 09/09
ALUNOS DO 4 ano A:
Camilla Correia - 16/09
Karolainy Rodrigues - 20/09
Nathally Firmino - 11/09 Sugestões para
ESCOLA ESTADUAL BIJAMIN TAVARES DA SILVA
ResponderExcluirRELATÓRIO
No dia 22 de abril de 2010, realizamos a abertura do Projeto anual sobre a Dengue, com palestra com o Senhor Osmair José Gonsaga de Morais, funcionário da Secretaria de Saúde, que propiciou um momento de aprendizado aos alunos e funcionários da escola sobre a Dengue. O tema foi exposto no telão através de slides visuais e explicativos, com momentos para esclarecimento de dúvidas dos alunos. Aprendemos o que é a Dengue, seus sintomas, o tratamento indicado, as principais características da doença, quem é o mosquito transmissor da doença, o ciclo evolutivo do mosquito; os possíveis criadouro do mosquito; como evitar a contaminação e os métodos de controle que devemos usar nos diversos ambientes para nos protegermos contra a doença. Foi um momento importante, com participação ativa dos alunos, que demonstraram interesse em aprender e repassar aos pais e responsáveis, forma de prevenção e diminuição da proliferação do mosquito.
Minaçu – Go., 22 de abril de 2010
RELATORIO
ResponderExcluirNo dia 10/06/2010 a Escola Estadual Bijamin Tavares da silva proporcionou um passeio no trenzinho da alegria, turno matutino e vespertino puderão passear por toda cidade acompanhados pelos os professores da unidade, para que acontecesse este momento enviamos o comunicado a todos os pais para que autorizar e o valor de R$ 1,00(um real) para efetivar o pagamento da brincadeira de seu filho, Forão de trem até a Rua Maranhão, eles virão à praia do “Sol”, era um lindo dia de sol. Engraçado elas faziam muito barulho com agitação do palhaço que corria atráz do carro fazendo graça. Estavam felizes, eles tentavam imitar o palhaço mexiam a cabeça e o pulavam e gritavam para iniciar o passeio todos os alunos saíram em fila caminhando. Para entrar no trem e ao chegar procederão da mesma forma estavam muito comportados.
“Eles adorarão fazer este passeio, ao voltarem do passeio, todos pediam que não gostaria de parar naquele momento , pois estava muito bom”.
CULMINÂNCIA PROJETO DO FOLCLORE
ResponderExcluirBRINCADEIRAS PARA RECREIO DIRIGIDO
Data: 31 de agosto de 2010.
Horário: 16h às 17h 18min.
Nº BRINCADEIRA PROFª RESPONSAVEL MATERIAL NECESSÁRIO
01 Passa anel Lusinaide anel e letra da cantiga
02 Corre cutia Edvânia chinelo
03 Dança das cadeiras Lúcia cadeiras e som
04 Três marinheiros Dalquiria ***********
06 Advinhações Cleane papel com adivinhações e balinhas
05 Dança das caveiras Emanuela letra da cantiga
Apoio: Profº Welliton
Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva
ResponderExcluirProgramação do Aniversário da Escola – 09/04/2010
O quê? Quem? Onde? Quando? Como? Por quê?
Divulgação e som Rose Na quadra da escola 09/04 Carro de som e convites Convidar a comunidade, pais e alunos para o evento.
Patrocínio Weslane Bingo de uma bicicleta Estimular a participação da comunidade
Ornamentação Toda equipe 09/04 a partir das 15h30min Enfeitar para o evento Alegrar o ambiente
Recepção Diretora 09/04 – a partir das 19h Recebendo os convidados Para que todos se sintam acolhidos
Organização e limpeza Porteiras serventes Período matutino e vespertino Limpeza geral Tornar agradável e higiênico o espaço.
Caixa Milton, Zélia, Gilberto e Rose
09/04/2010 Atendimento ao público Vendas de fichas
Comidas: Caldos(frango, feijão e vaca tolada); cachorro quente e pipoca
Bolo: simples e chocolate
Torta: frango, carne
Pudim. Santana, Auzeni, Aleida, Elha, Marli, Elsa, Mª Eunice, Jane Keila, Lúcia, Ivone, Maria Nilce, Pureza e Marinete. Vendas nas barracas Arrecadação de fundos para escola.
Vendas nas barracas Arrecadação de fundos para escola.
Cerimonial Elisangela e Anália Apresentação do evento Animar o público e chamar as apresentações
Fotografia Gerusa, Welliton, Lusinaide, Cleane, Edivânia Tirar fotografia do evento Registrar o momento como material comprobatório do evento
Segurança, convites Luzinete Enviar ofícios e convites para escolas, subsecretaria e etc. Segurança do evento e propaganda da festa.
Cama elástica Emanuela e Weslane Coordenar a entrada das crianças Segurança das crianças no evento.
Apresentações Totoin, Neuzelia, Gersilene, Luzinete Organizar as crianças para as apresentações de acordo com a ordem do cronograma Organização das apresentações
RELATÓRIO PROJETO FOLCLÓRICO
ResponderExcluirDurante o mês de agosto de 2010 a Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva realizou Projeto Folclórico. Com o objetivo de resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira; conhecer a importância do folclore para a comunidade, entender a sabedoria popular; conhecer as principais lendas e personagens, tradições culturais, comidas típicas e rituais religiosos; descobrir o uso, costumes e a utilização dos recursos próprios dos locais em que vivem.
Para atingir dos os objetivos propostos, foram feitas pesquisas sobre manifestações da cultura popular brasileira, ilustrações, produção de texto, livros folclóricos, colagens, pinturas, reescrita de lendas, seminários sobre o folclore por regiões, exposição de comidas típicas. Todas as atividades dos alunos tiveram ainda o objetivo de melhor a leitura e escrita de nossos alunos.
A culminância do projeto aconteceu dia----------------------------------------- com recreio dirigido com brincadeiras antigas que exigem criatividade e interação por parte de crianças e adultos. A idéia surgiu quando analisamos a realidade de muitos de nossas crianças que em sua maioria tem contato apenas com brinquedos comprados e desconhecem muitas brincadeiras antigas. Para essas crianças tudo já vem pronto, geralmente é só apertar botões e o brinquedo brinca sozinho, isso impede que elas usem sua imaginação e criatividade, o que os torna adultos despreparados para enfrentar situações do dia a dia que exigem uma postura um tanto criativa para resolução de conflitos e os torna também totalmente dependentes.
Oi tia Rosângela tudo bem?Que linda essas fotos
ResponderExcluirparabéns!Um grande abraço.....bjs.
Carinhosamente de sua aluna:Larllayne do 2c.